O marketing de conteúdo é o principal pilar da metodologia de inbound marketing, ou marketing de atração. Essa estratégia consiste em três pilares de marketing objetivos: atrair, engajar e encantar.
A criação de conteúdo dentro dessa metodologia pode ser através de posts em blogs, newsletters, e-books, posts em redes sociais, materiais gratuitos, entre outras opções. Independentemente do tipo de conteúdo que você escolher, o objetivo deve sempre girar em torno de oferecer algo relevante e de qualidade.
Entender como produzir marketing de conteúdo e o que é essa estratégia, é o primeiro passo para ter sucesso. O importante é que você entenda que o marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais importante aos olhos das empresas, e está conquistando todos os tipos de portes e nichos.
Separamos aqui alguns exemplos de marketing de conteúdo que você pode fazer para a sua empresa e conquistar a atenção de seus clientes, continue com a leitura e saiba mais!
Marketing de Conteúdo para Empresas
Como já mencionado, o marketing de conteúdo pode estar presente em diferentes formatos de conteúdo. Mas a essência dessa estratégia é que se trate de um material voltado para atender aos interesses da personalidade da marca. Além disso, uma dica muito importante é que o conteúdo pode e deve ser usado para ensinar aos usuários como usar e entender melhor um determinado produto ou serviço.
Isso é ainda mais importante para marcas que trabalham com produtos ou serviços digitais complexos. Mas outros tipos de negócios, como lojas virtuais, modelos B2B e negócios locais, também podem crescer fortemente por meio de serviços de marketing de conteúdo.
Empresas de sucesso que utilizam Marketing de Conteúdo
Conheça agora grandes empresas de sucesso que utilizam a técnica de Marketing de Conteúdo para conquistar e atrair os clientes ideais para suas marcas, além de estabelecer uma comunicação assertiva e objetiva transformando o marketing de suas empresas em verdadeiros cases de sucesso! Veja alguns exemplos das empresas que utilizam o marketing de conteúdo hoje:
NUBANK
A famosa fintech brasileira, nascida em 2013, nasceu com o objetivo de simplificar o cenário financeiro dos bancos no Brasil e desburocratizar a relação de clientes e contas financeiras.
A inovação da Nubank não se limitou apenas ao produto oferecido, mas se apresentou também nos esforços de marketing e comunicação com seus clientes e os clientes em potencial.
Considerando que o tema finanças nem sempre é acessível e fácil de entender, a Nubank também facilitou a interação com a sua tecnologia através do seu blog, postagens nas redes sociais, vídeos instrutivos no YouTube e até comunidades com chat gratuito, dando abertura e facilitando o conhecimento e interesse das pessoas pelo mundo financeiro.
A Nubank é um ótimo exemplo de como uma marca pode impactar a vida das pessoas e se tornar relevante por meio de conteúdo de valor, tornando o conteúdo mais acessível aos usuários, de forma educativa.
NESTLÉ
A Nestlé é uma grande marca da indústria alimentícia que dispensa apresentações. Das receitas por trás do rótulo de alguns produtos, ao site e às postagens nas redes sociais, a marca sabe a importância de unir seus produtos com as necessidades de seus consumidores.
Por meio do site Receitas Nestlé, a marca oferece artigos de culinária, cursos, dicas, listas de compras, quizzes e outros conteúdos, além de utilizarem a grande estratégia de convidar as pessoas a enviarem suas próprias receitas para o site da marca.
Esse convite para participar da criação de conteúdo, é conhecido como User-Generated Content (UGC), em português Conteúdo Gerado pelo Consumidor, que é uma ótima forma de aproximar os consumidores da marca e aumentar o engajamento e interação dos clientes.
REDBULL
Fundada em 1984, A RedBull é uma empresa austríaca que vai muito além de sua bebida energética. Atua como patrocinadora oficial de atletas e eventos esportivos, e é uma empresa muito conhecida por suas campanhas de marketing de sucesso e possuir um slogan único.
A RedBull tornou-se tão eficiente em suas campanhas de marketing que logo percebeu que o investimento em marketing de conteúdo não poderia ser excluído de suas estratégias.
Em torno de diversos temas de esportes, games e e-sports, o site da RedBull oferece conteúdos em forma de artigos e vídeos, sempre com foco na satisfação do público-alvo.
O resultado disso é uma forte estratégia de marketing de conteúdo que agrega grande valor à qualidade dos produtos das marcas.
MAGAZINE LUIZA
A loja Magazine Luiza impressiona pela inovação e excelência nas suas campanhas de marketing. A empresa de varejo conhecida por suas lojas físicas entrou no mundo digital não apenas como e-commerce, mas como uma grande rede de marketplace.
Por meio de sua influenciadora digital Lu da Magalu, a empresa investe em marketing de conteúdo para se aproximar de seu público-alvo através do Instagram, Twitter e até mesmo no YouTube.
O canal da Lu no YouTube tem mais de dois milhões e meio de inscritos, com a influencer digital protagonizando vídeos sobre diversos temas, com muita simpatia e de forma divertida.
Com tantas campanhas de marketing digital bem-sucedidas e a aposta inovadora de ter sua própria figura pública no mundo digital, o Magalu com certeza pode ser considerado uma ótima fonte de inspiração para o marketing de conteúdo.
Coloque o Marketing de Conteúdo em prática para impulsionar sua marca
Agora que você conheceu grandes exemplos de marketing de conteúdo, com certeza está inspirado para começar a implementar essa técnica nas estratégias de sua empresa.
Se você ainda não tiver certeza, confira nossos artigos sobre marketing de conteúdo e estratégias de marketing que separamos em nosso blog. Aqui damos instruções passo a passo sobre como planejar sua estratégia e outras dicas importantes para você começar.
O primeiro passo para começar, é compreender que não importa qual produto ou serviço sua empresa oferece, sempre há espaço para o marketing de conteúdo e essa técnica irá alavancar o seu alcance e impulsionar sua marca para os clientes certos.
Não há necessidade de começar com um grande investimento, mergulhar em todos os canais e tentar editar muitos posts e artigos ao mesmo tempo.
Tente começar com pequenas ações, inicie sua interação através de um blog, por exemplo, e aumente os esforços quando as ações começarem a dar resultado.
O Marketing de Conteúdo às vezes é comparado a uma colheita. E não é coincidência, porque como uma semente, essa estratégia irá crescer pouco a pouco. É preciso paciência, dedicação e diligência constante para colher seus frutos.
E se precisar de ajuda adicional para implementar sua estratégia de marketing de conteúdo, fale conosco. A Connect Web Marketing possui uma equipe completa, que pode implementar outras ações de marketing que vão ser agregadas ao marketing de conteúdo e vai ajudar seu negócio a conquistar mais clientes e alcançar novos patamares.
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