Se você está procurando maneiras de aumentar as vendas online, já pensou em abrir uma loja online no Instagram? Ter um ponto de venda virtual pode ser o impulso que seu negócio tanto precisa!
Uma das principais redes sociais para compartilhar fotos e stories, o Instagram é ideal para quem está construindo um novo público através do uso de vitrines virtuais, além de aumentar sua renda pela internet.
A vitrine virtual no Instagram oferece uma experiência de shopping. O feed pode ser comparado ao ambiente de loja virtual, enquanto os usuários são os potenciais compradores que passam pela sua loja. Quando vemos algo atraente em uma vitrine, naturalmente paramos e passamos algum tempo olhando os produtos. O mesmo vale para o perfil da sua loja, por isso é importante ter imagens que sejam atrativas e cativem os usuários.
Neste post, mostraremos os passos a seguir para você abrir sua loja no Instagram.
Como funciona uma loja online no Instagram?
Antes, quem gostaria de ter uma loja na plataforma sofria com a falta de alguns recursos essenciais para a divulgação de seus produtos, já que no perfil só podia ser colocado um link na descrição e para stories apenas um link por imagem ou vídeo, somente após atingir 10.000 seguidores.
Com a introdução do recurso conhecido como Instagram Shopping, tornou-se possível para um perfil comercial exibir seus produtos sem restrições. Ele cria uma guia de compras e uma guia de marcação de amigos para você catalogar os produtos da sua empresa. Isso permite que você promova seus produtos com mais eficiência e não dependa somente dos anúncios e marketing.
Um dos maiores benefícios que vem com isso é a capacidade de aparecer no Instagram e fazer com que as pessoas venham através do tráfego orgânico para sua loja.
Mas você sabe quais são os requisitos para criar o seu Instagram Shopping? Continue a leitura e descubra com as dicas que preparamos!
Pré-requisitos para ativar o Instagram Shopping: abrindo sua loja no Instagram
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que sua conta deve atender a alguns requisitos do Instagram para ativar o recurso da loja virtual. Não é complicado, mas muitos ficam presos nessa fase porque não sabem o que fazer.
Os padrões exigidos pela rede social são:
- Ter um perfil comercial ou trocar para conta comercial, caso necessário;
- Possuir uma página da empresa no Facebook ou um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios;
- A conta do Instagram deve estar associada à página do Facebook da loja;
- Você só pode anunciar produtos físicos em sua loja virtual;
- Possuir no mínimo 9 postagens de produtos para poder ativar a função.
Com tudo isso de acordo no seu perfil, você estará pronto para abrir a sua loja no Instagram. Basta seguir os próximos passos:
Passo a passo para abrir sua loja online no Instagram
Pode parecer um processo difícil no começo, mas abrir sua loja no Instagram é mais fácil e rápido do que você imagina! Com os passos a seguir você vai abrir sua loja virtual e descobrir que não existe segredo para começar a vender no Instagram.
Vincule sua conta do Instagram à sua conta do Facebook:
Vá para a página da sua empresa no Facebook e clique em “Configurações”. Depois disso, vá para a seção “Instagram” e vá onde diz “adicionar sua conta do Instagram para começar”, logo após, você tem a opção de entrar no perfil.
Digite os detalhes de acesso da sua conta do Instagram, como e-mail e senha. Em seguida, são solicitados dados como telefone e endereço. Preencha-os e seus perfis do Instagram e do Facebook serão vinculados.
Faça o cadastro dos produtos no Facebook para usar o Instagram Shopping:
Para que sua loja virtual funcione no Instagram, os produtos também devem ser cadastrados no Facebook. É nele que as informações do produto são inseridas.
A maneira mais fácil de fazer isso é através da página do Facebook da loja. Clique na guia “Configurações” e vá para “Modelos e Guias”. Verifique se sua página está no modelo de compras e após a verificação, vá em “loja” e ative a guia.
Ao terminar, clique em salvar para que o link da loja fique disponível. Quando você tentar abrir este link, a página solicitará que você configure suas informações comerciais. Digite suas informações comerciais e salve quando terminar.
Uma página com a opção de adicionar um produto irá aparecer. Nesta área você insere informações sobre seu produto, como preço, nome e foto, e as condições do produto, se é novo ou usado. Se sua loja ainda não tiver um site, você ainda poderá fornecer o URL que aponta para a página de pagamento que está usando.
A equipe do Facebook irá avaliar os produtos, portanto aparecerá como “lançamento pendente”. Mas não se preocupe, o processo geralmente não demora.
Assim que os produtos forem aprovados, você será notificado e estará mais perto de abrir a sua loja no Instagram.
Faça a ativação de Catálogo na sua loja do Instagram:
Como já mencionado, os produtos devem aguardar a aprovação do Facebook. Uma vez aprovado, você pode ativar o catálogo no Instagram Shopping seguindo alguns passos, acompanhe.
Vá para Configurações, selecione Negócios e Compras. Se você clicar nesta opção, provavelmente será exibido seu catálogo de produtos, previamente cadastrado em sua página do Facebook, você pode selecioná-lo.
Em seguida, vá ao seu perfil novamente e clique na foto dos produtos que deseja marcar, depois vá em Editar e clique na opção +. A opção de marcar os produtos estará disponível, e então você irá selecionar os produtos correspondentes e salvar as configurações. Você poderá marcar até cinco produtos em cada imagem.
Aplique este processo a novos feeds e postagens de stories e agora seus produtos poderão ser marcados em suas postagens! Lembre-se que para marcar nos stories basta abrir a aba de figurinhas.
Com a sua loja no Instagram você vai aumentar suas vendas, invista!
Invista na criação de conteúdo para o Instagram para que você possa promover seus produtos organicamente. Como já falamos, o Instagram é uma rede social que foca em imagens, então se dedique na hora de produzir fotos dos produtos, faça uma produção de marketing profissional.
Além disso, não adianta só criar o perfil e deixá-lo lá. Cuide do feed do seu negócio como se fosse a sua vitrine. Interaja com seu público e seja criativo, pois um bom conteúdo vai atrair mais clientes e criar proximidade com o público.
Agora que você já sabe como habilitar o recurso de compras do Instagram, não perca tempo e crie seu perfil na sua loja! Suas vendas tendem a aumentar muito através dessa nova plataforma e conte com a Connect Web Marketing para criar estratégias de conteúdo que vão te ajudar a conquistar o tráfego orgânico com eficiência!