O objetivo da Gestão de Marketing Digital em 2023 é gerenciar equipes e a comunicação entre a empresa e o mercado. Isso envolve planejar e executar bem as ações para que o negócio alcance seus objetivos e alcance os clientes certos com a solução ideal.
Você já parou para pensar na importância da gestão do marketing digital para um negócio? Se a resposta for não, então você deve começar a pensar nisso. Afinal, vivemos na era digital onde muitas coisas são feitas online e precisam ser monitoradas, principalmente dentro de uma empresa.
Através do marketing digital é possível trabalhar com a criação e distribuição de produtos e serviços através Estratégias digitais como marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, tráfego pago, e-mail marketing, venda e monitoramento de resultados utilizando ferramentas específicas que também auxiliam na criação de promoções pós-venda.
Pode Imagina fazer todas essas atividades sem gerenciamento ? Seria um caos, não seria? Justamente por haver um volume significativo de promoções e canais de comunicação, a gestão do marketing digital é fundamental para o sucesso de empresas de diversos portes e segmentos.
À medida que as empresas se adaptam ao rápido crescimento do uso do ambiente on-line para fazer suas ações de Marketing, além do avanço do comércio eletrônico, as oportunidades continuam a aumentar. Mas como coordenar essas ações?
Na prática, esse é o papel do gestor ou gerente de Marketing. Esse profissional gerencia equipes internas para criar mensagens ligadas à marca e trabalha para publicar conteúdo em vários canais. Os gerentes trabalham com muitas formas diferentes de mídia, sejam mais tradicionais ou ligadas ao digital e plataformas sociais.
De qualquer forma, para fazer as coisas funcionarem, você precisa garantir uma Gestão de Marketing pronta para ajudá-lo a navegar por uma gama de diferentes canais, estratégias e táticas que se unem para formar uma estratégia coerente e consistente para sua empresa.
Por isso, a Agência de Marketing Digital Connect web marketing produzi-o este artigo para você aprender a estabelecer um bom processo de gestão de marketing digital. Boa leitura!
O que é Gestão de Marketing Digital em 2023?
A Gerência de Marketing Digital é responsável por planejar, direcionar, mensurar e otimizar todas as atividades, processos, ferramentas, pessoas, práticas e estratégias que fazem parte do setor de marketing de uma empresa.
Deve ser realizada por um profissional experiente e especialista em a empresa ser realizada nas práticas do setor, bem como estar disposta a liderar uma equipe.
O principal objetivo da gestão de marketing digital é organizar as atividades do setor para obter melhores resultados para o empresa, reduzir custos e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) e ajudar a alcançar vários objetivos de negócios, incluindo atrair mais clientes.
O que um Gestor de Marketing faz em 2023?
Em sua essência, os gerentes de marketing conectam o valor de sua organização ao público. Esses profissionais criam e executam uma estratégia para divulgar a mensagem por trás do produto ou função da organização, desde o nascimento de uma ideia até a divulgação do resultado final.
Uma estratégia de marketing geralmente envolve muitas pessoas na equipe e além . Portanto, um gerente de marketing deve fazer muitas considerações ao planejar uma nova estratégia.
Considerando o tamanho da organização, o gerente pode se especializar em um desses canais ou gerenciar todos eles. Embora a maioria das empresas precise de pelo menos uma pessoa nessa posição, esse trabalho requer conhecimento especializado do setor que leva anos para ser desenvolvido.
Ao detalhar o que esses profissionais fazem, eles são responsáveis por identificar os diferentes públicos que devem avaliar e envolver com e mercados para o produto ou serviço de uma organização. Combinando habilidades analíticas e execução criativa, os gerentes de marketing devem se destacar na liderança de seus departamentos ou equipes.
O objetivo das equipes é atingir o público-alvo com a mensagem certa na hora certa. Os gerentes de marketing também costumam ser responsáveis por monitorar tendências e tomar decisões sobre quando e como agir sobre esses fatores. Além disso, eles ajudam as empresas a desenvolver estratégias com base na análise de dados do setor para maximizar os lucros e, ao mesmo tempo, manter a satisfação do cliente.
Como Fazer um Processo Estratégico de Gestão de Marketing Digital em 2023?
O marketing se baseia em uma compreensão completa do comportamento do consumidor para criar valor e resolver um problema que seu público possui no momento. Com essa visão clara, é essencial que cada organização implemente um processo de gestão estratégica.
Ser estratégico passa por um trabalho de planejamento prévio completo. Para isso, é preciso seguir algumas etapas:
1. Definição das estratégias
O começo é explorar as necessidades do consumidor e entender como o marketing desempenha um papel na criação de valor por meio da entrega de soluções para essas necessidades do cliente.
Dentro desse determinado período de tempo, quais estratégias devemos executar?
Em qual contexto devemos nos basear para criar as ações?
Com quem devemos falar nas nossas ações de comunicação?
O comportamento do seu consumidor irá ditar a tomada de decisão da área de Gestão de Marketing aqui. Por isso, é preciso se basear no histórico de atuação, se a empresa já possui algum tempo de mercado e em pesquisas qualitativas com seu público, tanto para empresas iniciantes como para aquelas com mais experiência.
2. Posicionamento da marca
Um elemento importante do processo de marketing é o estágio de criação de valor através do posicionamento da marca. A gestão precisa direcionar qual o segmento do mercado em que devem atuar, qual o direcionamento, posicionamento e o que isso implica na fase de criação das campanhas.
Aqui também entram as ações de branding. Uma estratégia de marca eficaz permite que as empresas se diferenciem de seus concorrentes no mercado.
Construir uma marca forte, explorar como o valor da marca afeta a lucratividade e entender como isso ajuda a alavancar seu faturamento faz parte desse processo de gestão estratégica.
3. Distribuição
Com base no produto ou serviço que estão oferecendo, quais canais funcionam com maior eficiência? Esse é o trabalho de distribuição, que passa por essa escolha dos canais de atuação.
Para construir uma marca forte, os profissionais de marketing precisam garantir que suas mensagens aos consumidores sejam claras e consistentes em todos os canais. Aqui é importante lembrar da Comunicação Integrada, que ajuda as empresas a atingirem diferentes públicos com a mesma mensagem.
4. Perfil e segmentação do cliente
À medida que os gerentes de Marketing ajudam as empresas a subirem na escada do gerenciamento de dados do cliente, eles são capazes de descobrir novos insights que informam as segmentações em que podem trabalhar. Essa segmentação é fundamental para entregar a mensagem certa, no momento certo para as pessoas certas.
Quando se trata de Automação de Marketing, uma ação importante para distribuir sua comunicação a esses diferentes segmentos de público, seus dados de clientes são o ativo mais importante. Os dados mostram o que é mais importante para seus clientes, o que realmente importa para eles no momento.
Para isso, suas ferramentas de marketing digital devem informar cada passo que os clientes potenciais realizam em seu caminho para se tornarem clientes. Isso ajuda a ter uma imagem mais clara do que eles precisam ao longo da experiência e contato com sua marca.
O perfil do cliente, a segmentação e o gerenciamento geral dos dados do cliente são aspectos importantes do trabalho de gestão de marketing digital. Esses dados são a força vital que alimenta as estratégias que eles empregam.
7 Ferramentas para Gestão de Marketing Digital
Monitorar as suas ações de marketing é tão importante quanto criá-las. Afinal, através do monitoramento, é possível identificar o que está funcionando e o que não está e, assim, otimizar ações.
A seguir, você vai conhecer sete ferramentas de gestão de marketing digital que vão contribuir para analisar os resultados das atividades realizadas pela sua empresa:
1.Google Drive
A gestão de marketing digital envolve o compartilhamento e o acesso a vários documentos, planilhas, imagens e outros arquivos. Para isso, nada melhor do que um dos líderes entre os sistemas de armazenamento em nuvem: o Google Drive.
Com o sistema em funcionamento, qualquer usuário autorizado pode acessar os arquivos de uma pasta, de qualquer lugar, a partir de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
Esse tipo de solução contribui para a segurança dos arquivos, que deixam de serem armazenados em múltiplas pastas nos computadores de vários colaboradores e passam a ter um local específico de armazenamento.
Além disso, dentro da realidade de crescimento do trabalho remoto, o uso de sistemas de armazenamento em nuvem que permitem o acesso à distância torna o trabalho muito mais eficiente e a comunicação entre a equipe muito mais satisfatória.
Se desejar ter mais segurança, você ainda pode investir em verificação em duas etapas e proteção avançada via chaves de segurança física.
Tanto o gestor de marketing quanto a equipe têm muito a ganhar com um tipo de ferramenta como essa, que organiza, compartilha e facilita o acesso a arquivos e outros documentos.
2. Ferramenta de gestão de equipe, projetos e tarefas
Distribuir as tarefas e acompanhar a evolução de cada uma é um dos grandes desafios dos gestores de marketing digital. São múltiplos canais, múltiplas atividades e, em alguns casos, vários colaboradores.
Para os profissionais de marketing, um sistema de gerenciamento de projetos também é muito relevante pois facilita a organização e priorização das atividades que devem ser realizadas ao longo de um dia, semana e mês.
Com uma ferramenta de gestão de projetos, como o Trello, Runrun.it ou Asana, o gestor tem uma visão global do que está sendo realizado, por quem, qual é a previsão de término da atividade e mais.
Além disso, a plataforma também permite que o gerente de marketing defina as prioridades dos projetos e distribua as tarefas de maneira simples e fácil para toda a equipe.
3. SEMrush
Se a sua empresa investe em Inbound Marketing e SEO, o SEMRush é uma das ferramentas que vai contribuir para otimizar todo o projeto de planejamento de uma estratégia, bem como o acompanhamento dos resultados das campanhas.
A ferramenta otimiza o processo de criação de planos de ação e campanhas de marketing para SEO, marketing de conteúdo, pesquisa de concorrentes, anúncios pagos, marketing de mídia social e mais.
Em outras palavras, um gestor que precisa lidar com tudo isso tem muito a ganhar em resultado, efetividade da campanha e produtividade se adotar o SEMRush como uma ferramenta de gestão de marketing digital.
4. CRM
O CRM é uma ferramenta que nasceu para apoiar o setor de vendas, mas, em uma realidade em que vendas e marketing estão cada vez mais entrelaçados, o CRM também tem um grande papel para a gestão de marketing.
O CRM no marketing pode ser usado como fonte de informações ricas sobre o público da empresa, sua persona, suas necessidades, desejos, principais objeções. Tudo isso contribui para a construção de uma estratégia mais eficaz, principalmente no que diz respeito à segmentação de clientes e acessos a dados e métricas, que vão melhorar, entre outras coisas, a qualidade da captação de leads, por exemplo.
5. Softwares de automação de marketing
Um software de automação de marketing, como a RD Station, é, sem dúvidas, a ferramenta de gestão de marketing digital que não pode faltar na gestão da área.
Além de aumentar a produtividade do setor, levando-a a outro patamar, estamos falando de uma plataforma que permite a execução de atividades como, por exemplo, criar campanhas para modelos de landing pages, pop-ups e e-mails de uma forma segmentada.
6. Google Analytics
O Google Analytics permite esse acompanhamento e monitoramento, seja de trafégo pago ou tráfego orgânico, oferecendo uma visão geral interessante sobre a movimentação dentro das páginas do site da sua empresa.
Além de uma visão sobre os indicadores e resultados alcançados, sua empresa pode identificar gargalos, falhas e encontrar oportunidades para campanhas futuras, otimizando ações de forma mais assertiva.
Alguns indicadores que podem ser acompanhados por essa plataforma são:
Volume de tráfego;
Novos visitantes;
Visitantes recorrentes;
CTR (taxa de cliques);
CAC (custo de aquisição de clientes) e mais.
7. Google Search Console
Quando o assunto é desempenho, o Google Search Console é um grande parceiro de qualquer gestor de marketing.
A plataforma é gratuita e oferece um dashboard completo com informações que impactam o desempenho das páginas do site ou blog de uma empresa quando o foco é SEO. Isso facilita o trabalho do gestor em encontrar potenciais falhas, gargalos e erros que atrapalham a performance da operação.
Entre os elementos analisados pela plataforma estão:
- O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem no seu site;
- Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site;
- Quais são os problemas que os robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do seu site;
- Quais problemas de segurança estão sendo detectados em seu site.
Faça a Gestão de Marketing Digital da sua Empresa
Devido ao grande volume de tarefas e afazeres na gestão de marketing digital, é essencial que o gestor tenha processos e ferramentas que lhe trarão mais produtividade e desempenho. O mercado está cada vez mais competitivo e o alto desempenho é determinante para o resultado das empresas.
Com este artigo, temos certeza de que você entendeu a importância da gestão do marketing digital e como implementá-la na sua empresa. Colocando todas as nossas dicas em prática, a chance de obter resultados excelentes é maior.
Se você precisar de um auxílio para planejar, produzir e otimizar campanhas de marketing digital com o objetivo de ganho de escala e performance, fale com um dos nossos especialistas e conte qual é o maior desafio da sua empresa.
Com toda certeza, a Agência de Marketing Digital Connect web marketing terá uma solução para melhor atender as suas necessidades atuais.