O site é um canal de comunicação importante para o marketing digital, e por isso que durante a construção ele deve ser feito com muito cuidado, focado na finalidade da empresa. Então se você ainda tem dúvidas sobre como criar um site, continue a leitura!
O que é um site?
Pode ser definido como o conjunto de páginas ordenadas no servidor de internet, cujo o modo de acesso seja a partir de um domínio. Nessas páginas podem conter: textos, imagens, gráficos, vídeos, entre outras formas de mídia.
Quais os objetivos de ter um site?
Um site pode ter várias finalidades que vão desde a visibilidade até para vendas, ou até mesmo as duas funções, com a finalidade de aumentar as chances de venda.
Como um site funciona?
O site funciona da seguinte forma: Quando uma pessoa entra no seu site, ela acessa um URL, ou seja, um endereço do site que vem após o HTTP ou HTTPs. Logo em seguida, o conteúdo do site é exibido em um servidor e organizados no seu banco de dados.
O site é composto de:
- Domínio
- Servidor
- CMS
Que veremos em detalhes nos próximos tópicos.
Quais são os tipos de site que existem?
Existem inúmeras possibilidades de sites, veja abaixo quais são, para que você saiba os motivos pelo qual você deve usá-lo:
Site institucional
Funciona como um cartão de visita de uma empresa no ambiente digital. Tem como finalidade reunir todas as informações importantes sobre o negócio, de forma rápida e objetiva.
Além disso, o layout deve ser um visual limpo e também reunir todos os canais de contato para que o visitante, e potencial cliente, escolha a melhor forma de se comunicar.
Site dinâmico
O site dinâmico tem as mesmas funções de um site institucional, no entanto a página deve ser mais funcional.
E-commerce
O E-commerce funciona como uma loja virtual, cujo objetivo é vender produtos e/ou serviços. Nesse site o usuário irá encontrar tudo que faz parte do portfólio da empresa, como: valores, detalhes de cada item, entre outras informações.
One Page
O one page apresenta todo o conteúdo em uma única página, ou seja, o usuário não precisa navegar pelas abas e categorias. É uma proposta que busca facilitar a experiência do usuário.
Redes sociais
As redes sociais permitem que a empresa crie um relacionamento com o seu público alvo. Por isso é necessário a criação de conteúdos com frequência e relevantes para ter um melhor engajamento e interação.
Blogs
Os blogs são como revistas virtuais, onde a empresa publica conteúdos que são de interesse para sua audiência. É ideal para quem quer iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo.
Por exemplo, você tem uma empresa de gestão de ativos, e poderá utilizar o blog para trazer conteúdos sobre o tema e assim atrair o público para a sua página.
Landing Page
São páginas externas do site principal e são utilizadas com a finalidade de conversão, ou seja, um CTA, que guia para a conversão. Por exemplo, você é chefe de cozinha e está divulgando os seus cursos através de um e-book. Através da landing page você cria um “chamariz” para o seu público que preencherá um formulário para receber o e-book no e-mail.
Hotsite
Os hotsites, são bem parecidos com a landing page, a diferença é que eles são mais utilizados de forma sazonal. Para exemplificar, vamos supor que você tenha uma loja de roupas virtual, o hotsite te ajudará a divulgar uma oferta exclusiva, dando maior ênfase para a campanha.
Por que a sua empresa precisa de um site?
Um site é o canal principal de uma estratégia de marketing digital, logo a sua empresa precisa de um, mesmo que eles estejam presente em blogs ou em redes sociais.
É possível criar um site sozinho?
É possível criar um site sozinho desde que alguém forneça as ferramentas para isso. Em geral as empresas contratam um programador para desenvolver o site, tanto na parte funcional como no design.
Como criar um site: Conheça o passo a passo
Agora que você já sabe o que é e qual a finalidade de um site para a sua empresa, veja o passo a passo para criar. Confira!
Passo 1: Faça o registro do domínio
Uma das primeiras coisas a se fazer é registrar o domínio do seu site e garantir que poderá ser usado sem problema. O domínio consiste no endereço do seu site, o URL, é o que os visitantes precisam digitar na barra do navegador para acessar o seu site.
Existem várias possibilidades de domínio, as mais comuns são “.com” e na versão brasileira “.com.br”.
Para registrar um domínio, você precisará pagar por ele, e geralmente é um custo bem baixo por ano, em torno de R$30.
“Ah, mas o domínio que eu quero já está registrado?”, você tem duas opções: Localizar o proprietário e fazer uma oferta de compra ou pensar em um nome alternativo que esteja livre.
Passo 2: Faça a hospedagem do seu site
O site é como se fosse um “terreno” é nesse endereço que fica todas as páginas, imagens e arquivos do seu site, para que os visitante o acessem. Existem várias opções de planos de hospedagem:
- Compartilhada: valor mais acessível, onde você dividirá o espaço disponível para outros sites.
- Dedicada: cada site tem o seu próprio servidor.
- Na nuvem: o site não fica em uma máquina física, mas sim em uma rede de máquinas que compartilham esses recursos entre si.
Para escolher a melhor hospedagem, é fundamental que você avalie o tamanho do site, o orçamento disponível e a prévia de acesso por dia.
Passo 3: Escolha um construtor de sites
Hoje em dia existem vários construtores de sites, o que faz com que você não precise de conhecimentos técnicos de programação e design. Esses construtores trazem temas prontos e funcionalidades, para que você crie algo que seja a sua cara. Um dos construtores mais utilizados é o WordPress.
Passo 4: Defina o seu objetivo
Agora que você já está pronto para montar o seu site, e já registrou o seu domínio, agora é o momento de pensar qual o objetivo do seu site. Entre as principais funções estão:
- Apresentar os produtos e serviços
- Ajudar as pessoas a encontrarem o seu endereço físico
- Mostrar os depoimentos, cases de sucesso e apresentações da equipe da empresa de forma a reforçar a confiança da sua marca
- Abrir um canal de contato com a sua empresa.
A definição do objetivo irá te ajudar na montagem do site, para que ele não fique poluído e esteja relacionado com as estratégias da sua empresa para gerar leads, entre outros.
Passo 5: Faça uma lista das seções do seu site
É fundamental listar a as seções do seu site, os mais comuns são:
- Página inicial: Abertura do site.
- “Quem somos”: Seção onde conta um pouco da história da empresa, e também da equipe de trabalho.
- Produtos ou serviços: Uma lista com as coisas que a empresa oferece
- Clientes: são demonstrados os mais conhecidos
- Portfólio e depoimento de clientes: é a seção que demonstra que a empresa é confiável
- Contato: é o formulário que contém endereços e telefones
Para facilitar, você pode usar papel e caneta e fazer um diagrama do mapa do seu site.
Passo 6: Escolha um tema
Agora é o momento de escolher o visual do site da sua empresa, que deve ser compatível com o perfil e as necessidades do site.
Uma outra característica importante é a responsividade, que é aquele site que se adapta a diferentes navegadores e tamanhos de tela, pois hoje existem várias formas de acesso como computadores e dispositivos móveis.
Passo 7: Hora de produzir conteúdo
Agora é hora de começar a escrever. E início crie páginas correspondente a cada seção do site. A dica é definir o tema central, criar uma lista de tópicos e dividi-los em subtópicos. Não se esqueça de revisar os tópicos e o conteúdo, sempre pensando que o mesmo será lido pelo seu público alvo.
Passo 8: Crie as imagens
As imagens dão credibilidade para o seu conteúdo, e ajudam na conversão dos visitantes em leads.
Conclusão
Enfim, como você pode ver neste artigo, o processo para criar um site, envolve várias etapas. No entanto, todas elas precisam ter relação com os objetivos do seu negócio!