Branding: O Que é e Como Construir Uma Marca Sólida em 2023?

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Branding e marca

Branding: O Que é e Como Construir Uma Marca Sólida em 2023?

Índice

Branding: O Que é e Como Construir Uma Marca Sólida em 2023?

Com o grande número de novos negócios surgindo a cada ano, tornou-se crucial para as empresas ter uma marca forte para se diferenciar da concorrência. Veja como sua empresa pode construir uma estratégia de branding para atrair cada vez mais clientes.

Branding para empresas em 2023
Branding para empresas em 2023

Resumindo, branding é como uma empresa se apresenta ao mundo e o que as pessoas dizem sobre ela.

Parece simples, não é? Mas a realidade é que cada site, cada promoção ou venda, cada e-mail enviado, cada interação com o cliente no call center – ou seja, cada decisão tomada que representa algo interno à empresa e é apresentada ao mundo, faz parte da construção da marca de uma empresa. .

Portanto, quando os anunciantes dizem que o branding é tudo, eles não estão errados. Agência de marketing digital no Rio de Janeiro RJ

Escrevemos esse artigo para você desmistificar o branding e tudo o que está por trás do que parece tão simples – mas acredite, não é! — e entenda por que é um elemento essencial para trabalhar em seu negócio.

Você passará por todos os elementos necessários para construir uma marca sólida e poderá descobrir que nem todos têm experiência em casa para trabalhar este aspecto. E tudo bem!

Existem várias agências de marketing digital também especializadas em branding, como nós da Agência Connect web marketing, que terão o maior prazer em atendê-lo. Divirta-se durante a leitura e se quiser compartilhe com os amigos.

O que é Branding em 2o23?

Agora, sem ser tão direto como no início deste post, vamos ao conceito de branding em 2023:

Branding, por definição, é uma estratégia de gestão da marca de uma empresa que visa posicioná-la de acordo com os valores ​​e seus Objetivos comerciais. É o processo de estruturação e nutrição da marca.

Logo marca e Branding em 2023
Logo marca e Branding em 2023

O objetivo do branding é evocar bons sentimentos e criar conexões com potenciais consumidores ou clientes para que a marca no mercado e na mente das pessoas seja cada vez mais fortalecida .

O branding bem feito cria uma relação de fidelidade entre a marca e o público e inspira confiança a ponto de deixarmos, por exemplo, os dados do cartão de crédito em um produto digital (como no caso da Netflix, o que Eles verão mais adiante no texto).

Uma marca precisa ser forte para ser reconhecida, admirada e desejada pelo público pelos produtos ou soluções que oferece.

Branding é o que o Fale com as pessoas quando você não estiver na sala. –Jeff Bezos, CEO da Amazon!

Por exemplo, muitas pessoas relacionam a marca ao logotipo de uma empresa ou a um manual de marca. Mas vai muito além disso!

Pode-se dizer que o foco principal do branding é como criar valor para sua marca e esse é um processo contínuo, ao contrário do que muitos pensam.

Em 2023 o branding precisa refletir a essência do seu negócio.

Dica: Se você ainda está lutando para entender o porquê e o motivo da existência do seu negócio, dê um passo para trás e veja a si mesmo. Simon Sinek, referência em empreendedorismo e autor do clássico Start With Why, How great leader inspire action.

A construção de uma marca só terá sucesso se perguntas como as do vídeo acima forem respondidas e forem muito claro nos fundamentos e estratégias da empresa.

Como construir uma marca sólida no mercado em 2023?

Como mencionamos na introdução deste post, há uma série de pontos fundamentais que precisam ser implementados para construir um branding eficaz para sua marca. Trabalhando com eles, sua empresa alcançará os resultados desejados a médio e longo prazo.

branding é uma estratégia de gestão

Vale ressaltar que o branding é uma estratégia de gestão que deve ser vista, embora seja uma ação que se realiza principalmente pelo marketing são todas as tarefas da empresa.

Se seus funcionários não acreditam no poder da marca para a qual trabalham, como seus consumidores confiarão nela? Talvez você ainda não saiba fazer endomarketing de forma eficaz.

Branding está muito mais relacionado ao fator emocional e à conexão feita com o consumidor do que qualquer outra coisa.

Leia Abaixo estão os principais recursos utilizados para gerir e desenvolver uma marca em 2023.

Identificação do perfil ideal do seu cliente

É praticamente impossível ou contraproducente realizar qualquer ação relacionada ao branding e até mesmo ao marketing como um todo sem saber a quem seu produto ou serviço se destina.

Cada vez mais as empresas precisam agir engajando o consumidor. de tudo. Sem isso, como você pode ter certeza de que seu produto ou serviço realmente preenche uma necessidade existente no mercado ou é relevante para as pessoas?

Portanto, é mais do que imperativo concluir seu projeto de branding com a compreensão perfil de seus potenciais clientes.

Definir de forma clara qual o seu posicionamento de negócio

Muitas pessoas confundem branding com posicionamento. Nesse caso, posicionamento é uma estratégia de branding.

Posicionamento de marca nada mais é do que como você deseja ser lembrado e reconhecido por seus clientes. É Simon Sineks Why do Golden Circle, se você assistiu ao TED Talk.

Para ilustrar o que é posicionamento, vamos usar a Apple como exemplo. Fundada em 1976, hoje a empresa se posiciona como símbolo de elegância, luxo e exclusividade, oferecendo produtos de alta qualidade, fáceis de usar e dotados de tecnologia de ponta.

Isso está presente em tudo que a Apple produz e também na sua experiência de compra, seja em lojas físicas ou virtuais. Funciona tão bem que a marca tem fãs fazendo fila para comprar um novo produto no dia do lançamento antes de todo mundo.

Além disso, segundo o G1, é a marca mais valiosa do mundo e chega até você com vendas anuais de $ 947,62 bilhão.

Criação  de identidade visual profissional

A identidade visual é composta por logotipo, cores, estilos de fotografias ou ilustrações que representem a representação visual de uma empresa para o público e que os lembrem da marca em questão.

Uma identidade visual chamativa é essencial para o rosto os clientes como uma empresa na qual acreditar e investir.

valores devem ser transmitidos por meio dos elementos

Como resultado de um projeto de identidade visual, uma agência de marketing ou os responsáveis ​​pelo desenvolvimento de o projeto fornece um manual de identidade visual ou brand manual (ou brand book em inglês), que é essencial para garantir a integridade de uma marca.

É muito comum ver pessoas dizerem que precisam de um no mercado, especialmente em pequenas empresas sem departamento de marketing. logotipo e site. Sim, são elementos fundamentais para uma marca, mas uma identidade visual só é boa se for apoiada por uma estratégia sólida.

Se sua empresa ainda não tem uma identidade visual, na Agência Connect web marketing podemos oferecer esse serviço para outros em nosso portfólio. Confira o projeto que fizemos para a Daae Araraquara, empresa de capital misto de São Paulo.

Planejamento de comunicação em 2023

Somente quando todos os pontos acima estiverem bem estruturados é que você deve começar a pensar em como sua marca deve se comunicar com o mercado.

Responda a perguntas como: Em quais canais ela deve estar presente? Qual é a mensagem certa para o objetivo? Tenho que comprar mídia? Se sim, qual? etc.

Qual a diferença entre Branding, Marca e Identidade Visual em 2023?

Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas e por isso resolvemos esclarecê-la com alguns conceitos puros neste post:

  • Identidade Visual: é o sistema de símbolos e sinais utilizados para identificar uma marca. Seus elementos incluem logotipo, paleta de cores, grafismos, tipografia, que ajudam a fortalecer a marca. Normalmente, um projeto de identidade visual possui um manual de marca, que nada mais é do que as regras para o uso adequado da marca.
  • Marca: é um conjunto de valores, percepções e experiências repassadas pelos consumidores ou geradas pelo mercado sobre uma empresa, produto ou serviço. Do ponto de vista dos designers, também é considerado um símbolo gráfico ou identificação visual de uma empresa, produto ou serviço.
  • Branding: É a gestão estratégica desses ativos que transforma o relacionamento da empresa em um relacionamento mais afetivo, mais presente na vida das pessoas por meio desse produto ou serviço.

Muitos freelance ou profissionais em inicio de carreira, criam confusão ao usar o termo branding para trabalhos relacionados à identidade visual, que está intimamente relacionado ao design.

Os três conceitos acima combinam e se alternam entre si, porém, há uma diferença, pois você pode ver. Quando falamos de branding, estamos nos referindo muito mais a posicionamento e estratégia.

Outra confusão de conceitos que também existe no mercado é que muitas pessoas pensam que branding está relacionado ao logotipo de uma empresa em 2023.

Apesar de o logotipo ser o símbolo da sua empresa, ele não é a marca inteira. Pelo contrário, é apenas uma pequena parte que, bem pensada, compõe uma forte identidade de marca.

Por que o Branding é Importante para a seu negócio em 2023?

Poderíamos simplesmente responder que sua empresa deve ter uma marca forte para se comunicar com seus potenciais clientes, crescer e se diferenciar no mercado em que atua e ser vista como referência e para isso temos o branding.

No entanto, para tornar esse argumento um pouco mais claro, traduzimos o parágrafo acima nos principais benefícios que a marca pode trazer para o seu negócio. Confira abaixo.

Gera valor de reconhecimento

Um dos principais fatores pelos quais o branding é importante para uma empresa é que é a maneira como a empresa será reconhecida pelos consumidores, pois será o cartão de visita da sua empresa.

Um exemplo disso é o logotipo da Nike, onde muitas pessoas podem reconhecer a marca apenas pelo símbolo.

Aumenta o valuation da sua empresa

Muitos investidores e acionistas estão direcionando seus investimentos para uma empresa que possui uma marca sólida e forte no mercado, ao invés de uma empresa que não é reconhecida apesar de exercer o mesmo tipo de atividade.

Atualmente, segundo Money Times , a Apple é a marca mais valiosa do mercado, avaliada em US$ 482,215 bilhões. As duas marcas que a seguem no ranking são Microsoft e Amazon.

Conquistar autoridade e novos clientes

Isso significa que sua empresa causará uma boa impressão nos consumidores e eles estarão mais propensos a fazer negócios com você porque estão familiarizados com sua marca e estão usando algo associado a um nome em que confiam.
Depois que sua marca é bem estabelecido no mercado, você descobrirá que o boca a boca é a melhor maneira de promover sua marca.

Aumenta o prazer e lealdade de pertencer do seu colaborador

Não é à toa que as empresas mais desejadas do mercado em 2023, para se trabalhar, como Natura, Ambev, Itaú, Nestlé e outras, também são, em muitos aspectos, as mais premiadas.

A realidade é que a maioria as pessoas sonham em trabalhar em uma empresa reconhecida e de boa reputação. Trabalhar em uma empresa sólida e conhecida é como receber nas costas um carimbo especial que abre portas para novas oportunidades.

Além de atrair profissionais qualificados, o branding ajuda a reter talentos dentro da empresa. Os funcionários se orgulham de fazer parte da empresa e se tornam evangelizadores da marca para a qual trabalham.

Apoia a publicidade e as relações públicas

Como mencionado acima, publicidade e publicidade são partes integrantes do branding.

Sem uma marca forte por trás das promoções, sem um bom produto ou serviço, sem uma boa experiência do usuário, não há publicidade que atraia novos clientes garantidos.

Uma boa marca também se promove!

3 Exemplos Cases de Branding em 2023

Grandes marcas possuem excelente credibilidade, reputação, reconhecimento e bom posicionamento no mercado, pois sua imagem é muito forte por proporcionar uma boa experiência ao consumidor e agregar valor a ele. Descubra 4 exemplos de branding que irão inspirá-lo.

Netflix – Redefinindo a indústria de entretenimento

Embora você não tenha uma assinatura da Netflix, certamente já ouviu falar da marca e sabe que N não é apenas uma letra.

Hoje, com mais de 200 milhões de assinantes do serviço de streaming, a Netflix conquistou o coração e a confiança de pessoas de todas as idades, para que nem hesitassem em cadastrar o cartão de crédito na plataforma.

Há pouco mais de 20 anos, em 1999, a Netflix era um e-commerce focado na venda de DVDs. Em 2004, decidiu bater de frente com a Blockbuster, uma das gigantes da época, oferecendo assinaturas de DVDs com entrega em domicílio, sem prazo e sem taxa de devolução. Este ano, eles já tinham mais de 35.000 filmes em seu catálogo.

Em 2009, começaram a adicionar o serviço de streaming ao seu portfólio de produtos, considerando as dores das locadoras de DVD como pontos centrais em seu design de seu novo produto . Em 2013, a Netflix foi o que mais se aproximou do que conhecemos hoje.

A Netflix claramente revolucionou a indústria do entretenimento e trouxe um novo significado ao consumo de conteúdo televisivo – entre aspas porque você pode acessar o catálogo de inúmeros tipos de dispositivos .

Hoje ousamos dizer que a Netflix foi além de um serviço de streaming e passou a ser considerada um estilo de vida! Você concorda?

Empresa Havaianas – Um case de reposicionamento em 2023

Possivelmente a Havaianas está tendo um dos maiores reposicionamentos de marca da história do branding.

Anteriormente uma empresa que vendia chinelos de borracha baratos que só atingiam as classes mais baixas, hoje utilizada por todos os públicos é sinônimo de tendência, qualidade, beleza e conforto e é vendido até em aeroportos!

O segredo disso? Primeiro, a marca encontrou um discurso que fazia sentido para todos os públicos e logo em seguida começou a expandir o portfólio de produtos com base em muita pesquisa de mercado.

Não demorou muito para a marca iniciar seu processo de internacionalização , mais e mais inovações na criação de novos produtos. Hoje, ao entrar em uma loja Havaianas, você encontra sandálias em suas diversas variações de modelos, roupas, meias, óculos de sol, boias, entre outros.

Coca-Cola 2023

Impossível falar em branding sem mencionar a Coca-Cola.

Já reparou que é possível identificar a marca simplesmente pela embalagem, tipografia ou um quadrado vermelho ao lado de uma linha branca como na foto de identificação abaixo?

Isso mostra o quão forte é o branding de uma empresa.

Uma identidade visual consistente somada ao fator conteúdo ao longo do tempo para se aproximar dos consumidores fez toda a diferença na construção da marca que está entre as 100 mais ouvidas no mundo !

Sua mensagem também permanece a mesma e sempre foca na felicidade.

A narrativa de suas campanhas da Coca-Cola em 2023

demonstra consistentemente que é possível encontrar a felicidade nas coisas simples da vida.

Seu conteúdo também inclui mensagens de apoio à diversidade, tema que tem estado em pauta A pauta é mostrar seu apoio à a causa. Isso cria uma proximidade muito grande com o consumidor e o torna mais humano.

Outro ponto muito relevante da Coca-Cola é que ela sempre realiza ações de co-branding – uma parceria estratégica de marketing entre duas marcas visando o sucesso mútuo .

Um dos últimos casos de co-branding foi a Marvel, quando lançaram versões da lata com os personagens do filme Vingadores: Ultimato, sucesso de bilheteria mundial.

De acordo com Poliana Sousa , Head de Marketing da Coca-Cola Brasil, a parceria com a Marvel tem um poder tremendo e fortalece a ligação da Coca-Cola com a cultura pop, que faz parte da história da marca desde o seu início.

A marca também já colaborou com a Risqué, trazendo ao mercado uma linha de esmaltes assinados pela Coca-Cola. Portanto, não é de admirar que a marca tenha inúmeros fãs em todo o mundo.

Por que a sua Empresa deve Trabalhar a Gestão de Marca e Por Onde Começar em 2023?

Um bom trabalho de branding pode transformar a percepção da sua marca, trazer novos negócios e aumentar sua visibilidade.

Quando o branding é forte e a empresa tem foco constante nos valores que sua história traz, seus produtos ou serviços podem constituem uma parte significativa da vida das pessoas.

Na melhor das hipóteses, esse tipo de negócio costuma impactar a cultura de um setor empresarial e pode transcendê-lo.

Um bom marketing atrai pessoas para seu produto ou serviço , esperançosamente o suficiente para manter as portas abertas. Mas o marketing por si só não os impedirá de voltar. Ele não constrói laços entre sua empresa e seus clientes. Marca sólida cria. O branding dá vida aos seus produtos, à sua empresa, aos seus funcionários e aos seus clientes. — Marshall Bowden

Faça um Bom Branding para a sua Empresa!

Engana-se quem pensa que branding ou mesmo rebranding é um investimento único.

É preciso ampliar esse entendimento e ver o branding como algo vivo nas empresas, que cresce e se transforma tanto quanto a empresa em si .

No início dissemos que branding é tudo. Soa um pouco superestimado, mas não! Na verdade, tudo o que é feito dentro da empresa e refletido externamente faz parte do que chamamos de branding.

Como você gostaria que sua empresa fosse vista? Como você quer que seja entendido pelo seu público? Um bom trabalho de branding pode direcionar a imagem da sua empresa para o caminho certo, dependendo da sua estratégia de negócios.

Para garantir a qualidade de um bom projeto de branding, conte com uma agência especializada como a Tupiniquim, que entende a importância de von entende o criação de uma marca sólida para um melhor posicionamento no mercado.

Se você está pensando em criar um projeto de branding para sua empresa. Não perca mais tempo! Entre em contato conosco e faça sua consultoria de branding

 

 

aUTOR: vERGILIO tOLEDO

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