O que é Search Engine Marketing (SEM) em 2023? Aprenda como Fazer

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O que é Search Engine Marketing (SEM)

O que é Search Engine Marketing (SEM) em 2023? Aprenda como Fazer

Índice

Nesse artigo você vai saber tudo sobe SEM – Search Engine Marketing em 2023. Gostaria de colocar o site da sua empresa na primeira página do Google? Aprenda como aumentar o alcance e o tráfego do seu site online usando técnicas de marketing de mecanismos de pesquisa.

Estar onde estão os potenciais clientes é essencial para uma marca mostrar seus produtos e serviços. Atualmente, a Internet é um desses ambientes fundamentais para as empresas se relacionarem com usuários de sites extremamente populares: sites de busca como o Google.

Agência de marketing digital especialista em SEM
Agência de marketing digital especialista em SEM

A barra de busca dos buscadores é fundamental para saber o que as pessoas estão procurando em todo sua jornada de compra e espera do mercado. Por isso, as empresas se esforçam para serem vistas pelo público nas primeiras páginas, principalmente na página um, dos buscadores.

O marketing digital possui diversas estratégias para atingir esse objetivo. Um dos mais importantes é o Search Engine Marketing (SEM) ou marketing para mecanismos de busca, que reúne o que há de mais eficiente para alavancar o posicionamento de uma página no ranking dos resultados de busca: o tráfego orgânico, gerado por técnicas de SEO, e o tráfego, a partir do qual é pago por anúncios em plataformas como o Google Ads.

Por isso, a Agência Connect web marketing criou este Post para explicar o que é mais relevante no marketing de busca e como implementar essa tática para aumentar o alcance e os resultados dos buscadores.

O que é Search Engine Marketing (SEM)?

Search engine marketing (em português, marketing para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas e estratégias para aumentar a visibilidade de sites e páginas online por meio de conteúdo orgânico e patrocinado, para que tenham uma melhor posição no ranking de mecanismos de busca como o Google .

Muitas empresas, principalmente seus departamentos de marketing, também utilizam técnicas de SEM para coletar dados sobre o público-alvo de seus produtos e serviços e realizar análises de mercado para identificar oportunidades de negócios e melhorias de processos e campanhas de marketing digital.

Como funciona um sistema de mecanismo de buscas em 2023?

Com que intensidade você realiza uma busca no Google ou em qualquer outro buscador que vai além da primeira página de resultados? Apostamos que quase nunca, certo?

É por isso que aparecer na primeira página dos resultados do Google e de outros buscadores é o principal objetivo das empresas que possuem sites e páginas online. Afinal, quer melhor vitrine do que o site de um dos buscadores mais usados ​​do mundo?

Empresa especialista em Google
Empresa especialista em Google

Por isso o Google e outros buscadores, ao responder a busca de um usuário, contam com uma série de fatores e critérios retornam dois tipos de resultados para a busca realizada: orgânico e pago.

Resultados orgânicos são aqueles que ganham pela qualidade e visibilidade e relevância no ranking do algoritmo do buscador Conteúdo otimizado para SEO, links internos e backlinks de outras páginas pertencentes à, dão autoridade ao que a empresa produz e publica em relação ao seu segmento de atuação.

Os resultados pagos, como você pode imaginar, são exibidos pelo algoritmo dos buscadores como parte de uma campanha publicitária contratada pela empresa anunciante, que pode pagar à plataforma de anúncios, como o Google Ads, por cada clique em seu resultado.

Esses links patrocinados geralmente recebem mais exposição e visibilidade aos olhos dos usuários pela plataforma de anúncios porque aparecem no topo da página de resultados, acima dos resultados orgânicos.

Afinal qual a real diferença entre SEM e SEO em 2023?

Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO) são dois conjuntos de técnicas, estratégias e ferramentas fundamentais para negócios que desejam ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Muitas vezes essas duas siglas são confundidas e tomadas como a mesma coisa, mas não são.

De forma geral e simples, tanto o Search Engine Marketing quanto a Search Engine Optimization visam alavancar a presença de empresas entre os resultados exibidos por motores de busca para seus usuários busca através de técnicas como o uso de palavras-chave.

Mais especificamente, porém, a principal diferença entre SEM e SEO é o método e o tipo de recursos investidos para alcançar uma boa classificação nos motores de busca.

Enquanto as técnicas de SEO visam apenas aumentar o tráfego organicamente (ou seja, gratuitamente), as táticas de SEM também aplicam resultados financeiros de recursos em anúncios e publicidade em plataformas como o Google Ads.

Em termos de desempenho de estratégias de marketing digital, nós podemos dizer que os resultados do marketing de mecanismos de busca são mais rápidos quando os links patrocinados aparecem abaixo dos resultados das palavras-chave, usadas nas pesquisas dos usuários.

Tráfego orgânico gerado exclusivamente por técnicas de SEO geralmente leva mais tempo para d entregam resultados porque, entre outras coisas, exigem frequência e consistência na criação de conteúdo para ganhar autoridade e gerar relevância para a página.

Resumindo, Search Engine Marketing (SEM) é um método mais amplo que engloba estratégias de SEO e combina-os com os resultados gerados pelo tráfego do mecanismo de pesquisa pago para melhorar a exposição do site de uma empresa nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Como criar um Search Engine Marketing em 2023?

Sugerimos colocar em prática a poderosa estratégia de Search Engine Marketing ao plano de marketing digital da sua empresa e obter resultados positivos tanto no tráfego orgânico quanto no tráfego pago? Separamos 3 dicas essenciais para uma implementação eficiente do marketing para buscadores.

1. Pesquise palavras-chave

Ao planejar as etapas de uma campanha de marketing direcionada aos mecanismos de pesquisa, é importante realizar algumas pesquisas sobre palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços que a empresa pretende oferecer aos usuários dos mecanismos de pesquisa.

Para isso, é importante É importante identificar a persona da sua empresa, ou seja, um perfil fictício criado a partir das características, necessidades, hábitos e desejos do público-alvo da sua empresa.

Isso facilita o delineamento dos mais utilizados palavras nas consultas de pesquisa feitas por esses clientes em potencial, incluindo palavras-chave de cauda longa, que são frases de três ou mais palavras que os clientes em potencial no final do funil de vendas pesquisam em consultas mais específicas.

Atualmente filtrando e selecionando essas palavras, conte com ferramentas como o Ubersuggest para fazer o Identifique as palavras-chave com maior volume de pesquisa relacionadas ao ramo de atividade do seu negócio e selecione as melhores palavras-chave para o Google Ads ou outras plataformas de publicidade.

2. Crie conteúdo com aplicação de SEO

Ao combinar marketing de conteúdo com SEO, você aumenta as chances de mostrar o conteúdo para clientes em potencial que usam os mecanismos de pesquisa para pesquisá-lo. Crie textos informativos sobre os problemas e necessidades do público-alvo que podem ser solucionados com os produtos ou serviços da sua marca.

Não se esqueça de aplicar as palavras-chave ao longo do conteúdo e também nos elementos de SEO da página, por exemplo: B URL, meta título, meta descrição, tags, etc. Escreva de forma atraente, use estratégias de redação para despertar a curiosidade e o interesse dos leitores e crie frases de chamariz (CTAs) que tenham impacto na atração de visitantes para converter clientes.

É esse conteúdo relevante associado às técnicas de SEO que garante que os acessos orgânicos e espontâneos ao seu site estejam garantidos entre os resultados de busca dos usuários utilizando palavras-chave relacionadas ao ramo de atuação da sua empresa.

3. Defina o orçamento para o tráfego pago

Uma das vantagens do tráfego pago são as formas e formas de pagamento. Em geral, você só paga quando obtém resultados concretos, ou seja, quando seu link é clicado. Outra vantagem é a agilidade no controle dos investimentos realizados, pois é possível definir o valor máximo do orçamento diário e o valor máximo a ser pago por clique.

Por outro lado, uma vez suspenso o investimento em anúncios, os Resultados não aparecem mais imediatamente, tanto no buscador quanto no desempenho da empresa no Google ou em outros buscadores.

Portanto, faça uma análise criteriosa dos investimentos de curto, médio e longo prazo em mídia paga, correspondentes aos objetivos de marketing digital da sua empresa para alcançar resultados satisfatórios pelo maior tempo possível.

Quais são os principais buscadores na Internet em 2023?

Até no momento atual, você leu e aprendeu o que é e como fazer o marketing de mecanismos de pesquisa à estratégia de marketing digital de sua empresa. Mas onde você implementa o marketing de mecanismo de pesquisa? Você provavelmente pensou no Google, certo? Continue lendo para saber mais sobre os principais mecanismos de pesquisa na web.

Google

Líder máximo em intenção de buscas, o Google é o buscador mais utilizado por usuários em todo o mundo. Todos os dias, o algoritmo do mecanismo de busca responde a bilhões de consultas, desde o restaurante mais próximo até a localização do pesquisador, até encontrar respostas para questões científicas altamente complexas.

Prioridade para conteúdo original, relevante e informativo e links patrocinados, Google Der Algorithm é atualizado regularmente para garantir a exibição de resultados de qualidade em suas páginas e uma boa experiência para seus usuários.

Yahoo

Um dos mais conhecidos no início dos anos 2000, o Yahoo foi superado pelo Google como o mecanismo de busca mais usado do mundo. No entanto, este motor de busca continua a registar um número significativo de visitas, até porque é também um portal que apresenta notícias na sua página inicial, logo abaixo da barra de pesquisa.

Bing

Lançado em 2009, o Bing se tornou o sistema de busca padrão nos dispositivos da Microsoft, garantindo um número significativo de acessos aos usuários.

O buscador permite buscas a partir de imagens e possui serviço de geolocalização. Além disso, ela também apresenta notícias de política, esporte e celebridades em sua página inicial.

YouTube

A plataforma de vídeos YouTube recebe o segundo maior volume de buscas na Internet depois do Google. Assim, ao contrário do que muitos pensam, esta plataforma também pode ser considerada como um buscador de respostas às dúvidas de seus usuários.

O site possui uma plataforma própria de anúncios pagos, o YouTube Ads, e não é apenas responsivo para aqueles que usam técnicas de SEO como palavras-chave para indexar os vídeos postados.

Coloque sua empresa na primeira página do Google!

A inserção de uma estratégia de marketing focada em mecanismos de busca traz benefícios como atrair tráfego altamente qualificado, ou seja, o público certo para landing pages, sites de e-commerce e outros tipos de páginas online, além de ganhar notoriedade para sua marca por meio de visibilidade e bom posicionamento no Google pode proporcionar.

Além disso, aplicar a tática de publicidade paga nos buscadores torna as campanhas de marketing digital mais eficazes e acelera o alcance dos resultados desejados, pois é possível segmentar o público-alvo e aumentar o chances de converter leads em reais Convertem clientes.

A Connect web marketing é uma agência de marketing digital especializada tanto em campanhas de Google Ads quanto em consultoria de SEO, e sabe como chegar à primeira página do Google fornecendo as técnicas e estratégias de uso que fazem sentido para atrair o público-alvo da sua empresa.

Fale com a Connect web marketing para saber mais sobre nossos serviços e os da sua empresa presença na Internet em 2023.

 

 

aUTOR: vERGILIO tOLEDO

Desenvolvedor Web / Mobile, Especialista SEO.

Whatsapp: (16)99236-8989

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