Empregar a estratégia de copywriting é uma ótima forma de aumentar a persuasão do consumidor e consequentemente as vendas. Veja como é feito!
Embora classificadas como racionais, a verdade é que muitas vezes as pessoas agem movidas pelas emoções. O medo, a saudade, a busca de segurança e outras sensações e sentimentos nos levam a tomar decisões que não são inteiramente racionais.
Nesse contexto, o casamento da neurociência e do marketing deu origem ao neuromarketing, que estuda e analisa o comportamento do consumidor e quais fatores mentais influenciam a tomada de decisão e motivam os clientes a comprar.
No mesmo sentido, o marketing emocional visa apelar às emoções de quem lê o conteúdo de um texto persuasivo, gerando identificação com a marca e facilitando a construção de um relacionamento entre pessoas e empresas.
Assim, a escrita persuasiva funciona como uma técnica persuasiva e motiva o público-alvo a tomar uma decisão específica, que pode ser fazer uma compra, ler um artigo no blog da empresa, ou fornecer dados para ganhar um e-book, receber uma newsletter, etc. Sabendo disso ,
Muitas empresas, como por exemplo, agências de marketing digital empregam técnicas de copywriting em suas comunicações escritas para se conectar com potenciais consumidores.
Leia o post completo para entender o que é, como funciona e como usar a técnica de copywriting para criar anúncios atrativos.
O que é copywriting em 2022?
O conceito de copywriting é definido como a escrita persuasiva aplicada como ferramenta de convencimento de quem lê um conteúdo a realizar uma ação específica e para aumentar o engajamento em redes sociais, apresentar, ofertar e vender um serviço ou produto, dentre outras ações.
Copy de vendas é outra expressão muito comum relacionada à técnica de copywriting e nada mais é do que usar um texto criado para converter potenciais clientes, também conhecidos como leads, em clientes reais.
O copywriting é muito utilizado no marketing digital baseado na empatia, na construção de relacionamento, na demonstração de benefícios, etc. O copywriting aliado ao inbound marketing e marketing de conteúdo tem como objetivo engajar o público-alvo transmitindo valores, conceitos e ideais que vão além das expectativas e desejos das pessoas correspondam de forma mais profunda. e mentais.
A importância de usar gatilhos mentais na escrita
Os gatilhos mentais são estímulos externos que são aplicados por escrito para estimular emoções e sentimentos e para encorajar as pessoas a fazerem o que quiserem, ou a tomarem uma decisão, por exemplo, comprar.
Assim, os gatilhos mentais são recursos poderosos quando aplicados ao copywriting, pois acessam as emoções e sensações dos leitores para persuadi-los e persuadi-los a tomar uma decisão, ou pelo menos mais profundamente pensando no conteúdo que você lê. .
Veja abaixo 5 exemplos dos principais gatilhos mentais aplicados à técnica de copywriting:
Reciprocidade
O conceito do gatilho mental da reciprocidade é entendido como o ato de responder uma ação percebida como positiva com outra ação também positiva.
Por exemplo, você pode disponibilizar um e-book gratuito sobre marketing digital para os visitantes da landing page, ou página de conversão, da sua empresa em troca do fornecimento de alguns dados como, por exemplo, o endereço de e-mail.
Prova Social
O gatilho da prova social é um recurso bastante usado na escrita persuasiva porque comprova por meio do comportamento de um grupo de pessoas que tomar uma determinada atitude é seguro, recomendável, benéfico etc.
Quando uma empresa informa o número de pessoas que adquiriram um determinado produto ou serviço, ou exibe o depoimento de clientes satisfeitos, ela está utilizando o gatilho mental da prova social.
Autoridade
Aplicar o gatilho da autoridade significa embasar e fundamentar o conteúdo do copywriting utilizando falas de especialistas na área mencionada, comprovações científicas, estudos, pesquisas etc.
Você provavelmente já viu um comercial ou anúncio de pasta ou escova de dentes com o depoimento de dentistas, não é verdade?
Escassez
O gatilho mental da escassez é capaz de despertar no leitor do texto de copywriting um senso de que algo deve ser feito com rapidez para evitar que uma oportunidade seja perdida.
Por isso, é bastante comum ver lojas anunciando “as últimas unidades” de um produto, ou estabelecendo um prazo para que os clientes aproveitem um valor de desconto sobre o preço de um item ou serviço.
Exclusividade
Esse gatilho é bastante usado para gerar a sensação de que o consumidor possui um status diferenciado e de que ele é especial em relação aos outros.
Um bom exemplo disso são as categorias criadas para separar os grupos de clientes de cartões de crédito. Os famosos cartões platinum ou black dão acesso a benefícios exclusivos que os clientes de outras categorias não possuem.
Como fazer um bom copywriting em 2022?
Para que o texto de copy surta efeito e faça o lead dar a resposta esperada, ou seja, realizar uma ação que estreite sua relação com a sua empresa, é necessário seguir alguns passos na criação da escrita persuasiva. Veja abaixo 4 dicas de boas práticas de copywriting:
- Conheça o público-alvo
Antes de iniciar o processo da escrita, é essencial conhecer as pessoas às quais o copywriting será dirigido. Investigue quais são os problemas enfrentados pelo público do produto ou serviço da sua empresa. Para isso, é importante pesquisar e elaborar a persona do público que seu negócio pretende alcançar.
O medo é um grande gatilho da mente humana para nos livrar de perigos e do que é desconhecido. Por isso, avalie quais são as dores que as pessoas enfrentarão futuramente se não resolverem determinados problemas e como a sua empresa pode ajudar a prevenir esse resultado indesejado.
- Crie Títulos Potentes
Um dos principais objetivos da escrita de copywriting é captar a atenção de uma pessoa de modo que ela não consiga ficar indiferente àquele conteúdo. Então, o primeiro passo é usar títulos com forte apelo e que chamem a atenção da audiência.
Um título direto, objetivo e que use palavras-chave de forma eficiente garante que o primeiro contato dos leitores com o texto seja positivo e desperte interesse na leitura do restante do conteúdo.
- Capriche na Escrita
Dê atenção ao tom, formal ou informal, e à correção gramatical e ortográfica por meio de revisões do texto. Isso faz com que as pessoas deem credibilidade ao que estão lendo.
Use verbos de ação e no modo imperativo para que os leitores tenham o senso de urgência de tomar uma atitude e realizar uma ação como, por exemplo, “leia”, “adquira”, “inscreva-se” etc.
Crie um texto de copywriting que seja percebido como coerente e que, mais do que uma oferta ou venda, demonstre dar foco a problemas do público-alvo e às possíveis soluções, benefícios e experiências que o produto ou serviço da sua empresa pode entregar.
- Use CTAs Fortes
Uma boa CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) é um grande elemento do copywriting porque é por meio dela que o leitor de fato realiza a ação de se inscrever em um cadastro para fazer um curso, baixar algum material informativo ou comprar um produto ou serviço.
Por isso, dê atenção especial ao posicionamento do botão na página de conversão e ao texto que acompanhará a CTA. Entre os exemplos de CTA mais populares e com forte apelo sobre a audiência estão “compre já”, “últimas unidades”, “aproveite o desconto de X por cento” etc.
05 exemplos de copywriting para cativar seu público-alvo em 2022
Veja a seguir 5 exemplos de copywriting para se inspirar e criar anúncios persuasivos em campanhas de tráfego pago em plataformas como Google Ads e Facebook Ads e impulsionar a estratégia de marketing digital do seu negócio.
Copywriting da Uber 2022
A plataforma de viagens utiliza frases simples e diretas na escrita aplicada em sua comunicação no site e redes sociais. Note que, na sentença “A viagem que você deseja”, o foco está na experiência oferecida e na expectativa dos passageiros em relação ao que é uma viagem desejável.
Esse exemplo de copywriting da Uber atinge seus dois públicos-alvo, já que logo abaixo existe uma CTA para as pessoas interessadas em dirigir para a plataforma. Além disso, vemos o uso dos verbos de ação “solicite” e “cadastre-se” no modo imperativo.
Copywriting da Netflix 2022
A gigante do streaming também aposta em frases curtas e impactantes, usando o modo imperativo de verbos para captar a atenção da audiência.
Observe que “Pronto para assistir?” e “Vamos lá” são chamadas para ação que instigam muito mais a tomar uma decisão que trará entretenimento e prazer do que, por exemplo, um simples “Faça seu cadastro” ou algo semelhante.
Além disso, a Netflix vende uma experiência de praticidade, mobilidade e poder de escolha quando enfatiza que seus conteúdos podem ser vistos sem limites, onde e quando a audiência quiser, dando ainda a opção de cancelamento antes mesmo da criação de uma conta.
Copywriting da Nike 2022
O storytelling criado pela Nike faz você se sentir um atleta profissional e de alto desempenho mesmo que você não seja um. A empresa demonstra autoridade quando se vende como ponto de encontro de todos os atletas e te convida a ser um deles com a CTA “Junte-se a nós”.
Além disso, a Nike enfatiza a gratuidade do cadastro e atiça a curiosidade do público-alvo sobre outros benefícios exclusivos disponíveis a quem se torna um Membro Nike, ou seja, pelo gatilho mental da exclusividade a empresa dá a ideia de que seus membros são únicos e especiais.
Copywriting da Apple 2022
A Apple talvez seja a empresa que melhor saiba converter potenciais clientes não só em clientes de fato, mas também em fãs. E ela faz tudo isso sendo concisa e objetiva em seus textos, sem deixar de cativar o público-alvo.
Na copy abaixo, vemos que a empresa não está vendendo um telefone celular, ela está vendendo um “novo superpoder”. Esse tipo de anúncio gera encantamento nos consumidores e a ideia de fazer parte do seleto grupo de pessoas que possuem o iPhone 13.
Copywriting da Nubank 2022
A startup nacional Nubank se popularizou por ser um banco moderno e sem burocracias desnecessárias. Uma das principais dores enfrentadas por clientes de bancos tradicionais são os cartões de crédito com valores altos de anuidade e a necessidade de ter que se dirigir a uma agência bancária para abrir e resolver problemas de contas.
O Nubank resolve isso em sua copy de forma rápida, certeira e com poucas palavras: “cartão de crédito com anuidade zero” e “conta digital prática e sem custos”. A chamada para ação desperta a sensação de atendimento ágil e simples, bastando informar o número do CPF.
Aplique o copywriting em 2022 para converter e vender mais!
Neste artigo do blog da Connect Web Marketing, você aprendeu que copywriting é uma técnica usada para escrever com mais apelo às emoções dos leitores de anúncios, newsletters, sites etc. Por meio de gatilhos mentais, é possível despertar sensações de urgência, escassez, autoridade, entre outras na audiência e fazer com que ela se motive a tomar uma decisão ou realizar uma ação.
Essa decisão ou ação pode consistir, entre outras coisas, em adquirir um produto, contratar um serviço, assinar uma newsletter, cadastrar dados para receber um e-book gratuito.
Portanto, é uma ótima ideia incluir copywriting atraente no conteúdo de marketing da sua empresa. Dessa forma você torna sua comunicação mais eficaz e atrativa aos olhos dos leitores e potenciais clientes a serem convertidos.
É por isso que a Connect Web Marketing, agência de Google Ads e de marketing digital em geral, tem ajudado a criar campanhas de tráfego pago que incluem o copywriting na base dos textos dos anúncios, tornando-os mais eficientes e encantando o público-alvo.